Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

STF: É indispensável a existência de prévia autorização judicial para a instauração de IP ou outro procedimento investigatório em face de autoridade com foro por prerrogativa de função.

Publicado por Cássio Duarte
há 2 anos

O Ministério Público deve requerer judicialmente a prévia instauração de investigação contra autoridade com foro por prerrogativa de função em tribunal de justiça — ou, ao menos, deve cientificar o aludido tribunal para fins de possibilitar o exercício da atividade de supervisão judicial. A exigência de supervisão judicial se impõe mesmo em relação aos procedimentos investigativos instaurados no âmbito do próprio Ministério Público. Até porque é necessária a prévia autorização judicial para a instauração de inquérito contra autoridade com foro por prerrogativa de função em tribunal de justiça (1).

No caso, para além da ilegalidade das diligências investigativas encomendadas, a ausência de supervisão judicial das investigações deflagradas pelo Parquet contra autoridade com foro por prerrogativa de função em tribunal de justiça justifica que seja declarada a nulidade dos Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) por intercâmbio e das provas deles decorrentes, bem assim a imprestabilidade de elementos probatórios assim colhidos em procedimento de investigação criminal.

Com esse entendimento, a Segunda Turma, por maioria, concedeu parcialmente a ordem de habeas corpus nos termos do voto do ministro Gilmar Mendes (relator). Vencido o ministro Edson Fachin.

Habeas Corpus nº 201965/RJ, relator Min. Gilmar Mendes

Fonte: informativo nº 1040 - STF

  • Publicações528
  • Seguidores57
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações449
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-e-indispensavel-a-existencia-de-previa-autorizacao-judicial-para-a-instauracao-de-ip-ou-outro-procedimento-investigatorio-em-face-de-autoridade-com-foro-por-prerrogativa-de-funcao/1348500502

Informações relacionadas

Wenderson Golberto Arcanjo, Advogado
Artigoshá 6 anos

Direito Civil I - Fato Jurídico em Sentido Amplo

(Modelo) Reclamação Constitucional - caso prático faculdade - Constitucional.

Direito Diário, Estudante de Direito
Artigoshá 7 anos

Condição, termo e encargo: qual é a diferença?

GEN Jurídico, Editor de Livro
Artigoshá 6 anos

A Autorização Judicial para Investigar Pessoas com Foro de Prerrogativa de Função e a Posição do CNJ

Fabio Rabello, Advogado
Artigoshá 4 anos

Crimes do Colarinho e Cifra: Você consegue diferenciar cada cor?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)